Pexels Element5 1370296 2048x1367
Nossa história

O Colégio Americano Bilíngue foi fundado em 1885 como Colégio Evangélico Misto nº 1 e iniciou suas atividades no centro de Porto Alegre, tornando-se conhecido como Colégio das Americanas e, posteriormente, Colégio Americano. Originalmente voltado para meninas, a escola mudou-se para a Avenida Independência em 1921 e, em 1945, para a sede no bairro Petrópolis.

 

A história da instituição é marcada por iniciativas pioneiras, como o primeiro curso de Secretariado do Brasil (1952) e o Curso Técnico Industrial de Alimentação (1967). Em 1974, adotou o sistema misto em todas as séries e, na década de 1980, focou o preparo para o vestibular, consolidando sua tradição educacional.

 

Em 2002, integrou a Rede Metodista de Educação, absorvendo as Séries Iniciais e o Ensino Fundamental do antigo Colégio IPA em 2003. Em 2004, os alunos do Ensino Médio do IPA passaram a estudar no Americano, enquanto o IPA passou a oferecer apenas cursos de graduação.

 

Com uma visão inovadora e o compromisso com a excelência educacional, a partir de 2025 o Colégio Americano Bilíngue passa a integrar o Grupo Raiz Educação, um grupo educacional que alia o melhor da educação às práticas mais modernas de gestão empresarial, promovendo uma experiência ainda mais enriquecedora para toda a comunidade escolar.

Nossa missão

Proporcionar uma educação inovadora e de excelência, capaz de transformar a realidade e contribuir para a formação integral do ser humano, alicerçada em valores éticos.

Nossa visão

Ser reconhecida como uma instituição comprometida com a educação de qualidade e a formação integral do ser humano, promovendo um aprendizado voltado à transformação social.

Nosso hino

Oh! Querido AMERICANO

És meu lar és minha luz

És meu guia fiel, seguro

Que à verdade me conduz

Tens a mestra que acrisola

Almas jovens com amor

És a minha cara Escola

Que venero com ardor

 

Coro

 

Elevado, coberto de glória

Sempre, sempre te hei de ver

Pois tu conseguiste a vitória

De educar ensinando a viver

Letra: Odyssea Aguirre

 

Música: Harriet Hoffmann